Domingo

Gostaram das fotos dos meninos?
Passei o domingo todo filmando e fotografando os meus “macaquinhos”, rs...
*
O Guilherme está uma coisinha de tão fofo e gordinho. É super sorridente, mas estranha pessoas que não são do seu convívio diário. Sua barriga está tão grande que de culote fica parecendo um sapinho, rs... Como ele come! Eu não posso comer nada perto dele que o bichinho logo pede ou tenta pegar a comida de minhas mãos. A rotina alimentar dele é a seguinte:
*
Entre 6h-7h..................peito
9h.................................manga ou melão ou mamão (o intestino é meio preso)
Entre 11h-12h..............sopa (batata, inhame, chuchu, abóbora, frango ou músculo moído) + arroz + feijão e de sobremesa metade de uma laranja lima
Entre 14h-15h..............200ml leite de soja
18h...............................mesma coisa do almoço
20h...............................peito
3h.................................200ml leite de soja
*
Ando amassando a sopa bem menos e deixando-a cada vez menos líquida para o Guilherme sentir as texturas.
*
O Guilherme já experimentou pão, biscoito maisena e bolo de banana, comidas que só dei ao Dudu lá pelo 8º mês. No sábado, o Dudu estava comendo cereal Nescau em bolinhas e o Guilherme ficou doidinho para comer. Coloquei umas bolinhas em uma tigela e dei para ver se ele conseguia leva-las até a boca. Depois de tentar bastante, o bebê conseguiu colocar uma bolinha na boca e fez uma cara engraçada, rs... Parti um pedacinho dei a ele com medo de engasgar pois a bolinha é dura.
*
Com o primeiro filho a gente fica mais temerosa de oferecer alimentos novos. O Guilherme bate uma tigelona de sopa, bebe água e ainda come a laranja-lima. Uma beleza! E isso tudo sem nenhum dente na boca, rs...Pena que depois comer vira artigo de luxo (idade do Dudu).
*
O Guilherme ainda acorda de madrugada, mas às vezes ele dorme a noite toda (2 dias a noite toda o resto da semana acordando de madrugada). Agora está bom, pois não o amamento de madrugada e acredito que em pouco tempo meu “tinguinho” estará dormindo a noite toda. Amamentar de madrugada acabava comigo!
*
Engatinhar realmente não está nos planos do Guilherme, mas é só coloca-lo no “voador” que o menino não anda, corre mesmo, vcs acreditam? Ele dá uns pulos e uma corridinha, aí pára e fica olhando. Sei de todo aquele papo de pular etapas, mas o Dudu também não queria engatinhar por nada, só andar segurando nossas mãos. O Dudu engatinhou com quase 9 meses, em compensação, andou sozinho com 10 meses! Talvez o Guilherme seja igual. O que percebo é que ele não gosta de ficar de bruços, até o coloco, mas é só pra ele reclamar.
*
O Guilherme gosta mesmo é de rua, basta irmos em direção à porta que o menino já agita os braços e pernas, rs... Ah, ele adora “correr” deitado, sacode as perninhas tão rápido que chega fica esbaforido. A gente grita: - pedala Robinho! – e o bebê pedala cada vez mais rápido, rs...
*
Vejo uma diferença entre o Guilherme e o Dudu bebê, a habilidade com as mãos. O Dudu sempre teve muita habilidade com as mãos, tanto que com 5 meses, ele já fazia seu tamborzinho girar como se acelerasse uma moto usando o pulso. O Guilherme pega o mesmo tambor e sacode tentando fazer barulho, mas por não conseguir, se irrita, chora e joga o brinquedinho longe, rs... O que o Guilherme faz bem é arremessar os brinquedos que não quer - ele leva à boca e quando perde o interesse, arremessa, rs...
*
Por outro lado, o Guilherme tem uma percepção do ambiente muito maior que o Dudu na mesma idade. Com 2 meses, o Guilherme já demonstrava interesse pelo gato enquanto o Dudu só se deu conta da existência do bichano muitos meses depois.
*
Dudu já sabe recortar
Como minha babá diz, eu quase botei um ovo de tanta emoção quando vi o Dudu recortando um papel. Nossa! Que máximo! O Dudu conseguiu usar a tesoura! Fiquei entusiasmada com a habilidade do Dudu, pois o acho muito novinho e para recortar é preciso muita coordenação motora, né? E como ele aprendeu rápido, pois só dei a tesourinha há umas 3 semanas! Menino sabido, com 1 ano e 9 meses já consegue recortar! Quase afoguei o menino em tanta baba, rs..., tirei até umas fotos, vejam aí. Lembram que eu disse ter ficado frustrada ao dar os lápis para o Dudu? Pois é, ele agora já consegue ficar alguns minutos entretido rabiscando os papéis com a babá. A babá se senta com ele no tapete e fica desenhando, pintando, recortando e colando. É legal, pois ela desenha o caminhão do abacaxi e vários abacaxis. Recorta e o Dudu fantasia que está vendendo abacaxis. Eu também brinco com ele e adoro.
*
Meus filhos são perfeitos
Um pensamento tem ficado cada vez mais claro em minha mente: tenho querido que meus meninos ajam como adultos e isso está errado. Seria muito mais cômodo para mim, mulher-lesma, uma pessoa por essência parada, ter um filho boneco que nunca desse trabalho, ou desobedecesse ou teimasse. Às vezes a gente quer que a criança tenha um comportamento de adulto, o ideal de filho: uma criança que seja um mini-adulto diante de todas as situações. Bobeira, né? Eles o serão um dia.
*
Pretendo, na medida do possível, tentar conservar o bom humor e me guiar pela idéia de que meus filhos são crianças e crianças devem agir como tal. Eu deveria me preocupar se minhas crianças agissem como adultos, né? Então me contentarei com meus dois “macaquinhos” bagunceiros prá caramba, mas que trouxeram muita energia e felicidade à minha vida. A vida foi muito boa comigo me mandando dois filhos totalmente diferentes de mim para me ensinar como minha vida pode ser mais rica de experiências desafiadoras.
Beijos para todas.

Ãs 19:47